top of page

Construa seus Alicerces

Construa seus alicerces e nada lhe derrubará, nem a morte.


O que e/ou quem são nossos alicerces?

ree

Acredito que somos seres complexos e individuais e, por isso, atuamos de forma diferente na vida e cada um constrói o seu alicerce usando as suas próprias ferramentas, fazendo parcerias e vivendo valores de uma forma diferente.


Eu escolhi 5 alicerces para compartilhar com vocês, acreditando que eles sejam os principais responsáveis por eu ter vencido a grande batalha do meu corpo e da minha mente contra o mais temível vírus dos últimos tempos: a Covid 19. E diga-se de passagem, com sintomas bem leves.


1º Alicerce – Meus Pais:


Esse alicerce eu não construí. Foi presente de Deus, para que eu começasse o desafio da vida com uma base muito sólida. Devo ter tido algum merecimento para ganhar uma mãe e um pai tão maravilhosos.


Foram muito ensinamentos. Confesso que nem sempre tive a habilidade de ouvir, principalmente, na adolescência e na juventude. Hoje as vozes dos dois ecoam em meus ouvidos e reflito sobre cada palavra. Até porque, cada palavra dita por eles é sustentada pela coerência em suas atitudes.


2º - Alicerce – Gente da gente


Você viveria sem a sua família e seus verdadeiros amigos? Eu não.


São eles a quem recorro, quando estou triste ou precisando de um conselho. São eles os meus convidados nos dias de festa ou quando quero fazer uma farra. Vem deles a minha inspiração, minha alegria, minha força, minha vontade de sair do meu casulo e de viver mais.


3º - Alicerce – Esporte


Não me lembro o dia que comecei a fazer esporte. Na verdade, o esporte sempre fez parte da vida da minha família.


Meu pai foi campeão baiano de capoeira. Seu professor foi Mestre Bimba, que foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser o precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”. Lembro bem, quando era bem mais pequenininha, que ele me pedia para sentar em suas pernas para que meu peso servisse de apoio para os seus exercícios abdominais e outros exercícios, que praticava todas as manhãs.


Minha mãe adorava fazer academia, hidroginástica e caminhada.


Isso deixou uma marca forte em mim e nunca mais esqueci da disciplina, dos dois, de cuidar do corpo.


Outra lembrança bem forte era as bicicletas que ganhávamos todos os anos no Natal. Como éramos 6 filhos, todo ano tinham duas bicicletas e uma boa bola de futebol na árvore.


Meus pais diziam: “Você é obrigada a fazer esporte, mas tem a liberdade de escolher qual gostaria de fazer.”


Resultado, até hoje pratico natação e ciclismo, não por obrigação, mas por puro prazer, por pura alegria e por puro divertimento.


4º - Alicerce – Alimentação Saudável


“Um prato saudável tem que ser muito colorido”, outra frase dos meus pais. Refrigerante e outras guloseimas, só final de semana. Bebida alcoólica não tinha disponível em casa. Só em dia de festa. “Tudo na vida é uma questão de equilíbrio”, diziam eles.


Aos 16 anos fiz uma transição para uma alimentação mais natural e vegetariana, por uma hiper sensibilidade no meu sistema digestivo, que me causava sérios problemas de gastrite, prisão de ventre e crises fortíssimas de enxaqueca. Como me senti super bem, após tratamento com Dr. Áureo Augusto, médico naturalista, acabei me tornando definitivamente vegetariana.


5º - Alicerce – Yoga


“Não sei o que seria de mim sem a Yoga.” Não sei quantas vezes já repeti essa frase.

ree

O Yoga é uma ferramenta de autoaperfeiçoamento. Ela nos ajuda a reconhecer as nossas qualidades para potencializá-las e, também, reconhecer as nossas fragilidades, defeitos e maus hábitos, e assim, tomarmos as melhores decisões para uma vida mais plena e feliz.


Sabemos que a mente tem um grande poder de influenciar o corpo, tanto para o bem, quanto para o mal. Aprender a ouvir o nosso corpo e a perceber para onde os nossos pensamentos estão nos levando e afetando as nossas emoções são habilidades extremamente importantes para termos uma excelente saúde mental e física. E são essas habilidades que trabalhamos nas práticas de Yoga.


Não posso afirmar, com absoluta certeza, que os meus alicerces evitaram os sintomas graves de Covid, porém acredito fortemente que eles me ajudam a vencer as batalhas da vida, tanto as externas, quanto as internas. São os meus alicerces que me ajudam a olhar mais para a beleza da vida do que para suas imperfeições. São os meus alicerces que me fazem agradecer todos os dias pelas bençãos recebidas dos anjos e dos amigos “anjos”. Serão os meus alicerces que me ajudarão a fazer uma passagem da vida material para espiritual com alegria e assim, no final, vencerei também a morte.


E para você? Quais são os seus alicerces?

Comentários


bottom of page