Uddiyana Bandha
- Rosane Abude

- 10 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Uddiyana significa elevar e Bandha significa nó ou contração de determinada parte do corpo. Então, o Uddiyana Bandha é a elevação e contração do diafragma.

Uddyana Bandha é praticado na pausa respiratória com ar nos Pranayama (exercícios respiratórios). Quando a técnica é praticada fora do Pranayama é denominada de Tadagi Mudra. Mudra significa selo ou marca que autentica.
Na fisiologia sutil do Yoga, o Bandha ou Mudra é uma ação voluntária, uma contração neuromuscular ou postura em que o prana é controlado e direcionado a um canal específico. Através das contrações musculares, o Uddiyana ajuda a despertar e elevar a energia da Kundalini, que está trancada na região mais baixa do abdômen, para ascendê-la ao longo da coluna vertebral, proporcionando uma transformação no estado de consciência do praticante.
A nível físico, o Uddiyana é um exercício para o diafragma e as costelas.
A TÉCNICA COM PULMÕES VAZIOS – Tadagi Mudra
Pode ser praticado deitado em decúbito dorsal (barriga para cima), sentado ou em pé. Na postura sentada ou em pé, as mãos podem se apoiar sobre os joelhos ou coxas, estabilizando os músculos do pescoço e ombros.

Inspirar profundamente
Inclinar levemente o tronco para frente e apoie as mãos nos joelhos ou nas coxas. Não existe essa etapa na posição deitada.
Expelir todo o ar dos pulmões com a ajuda da musculatura abdominal
Mantendo os pulmões vazios, estenda as costelas (como se fosse inalar) e relaxe o abdômen. O abdômen será sugado, naturalmente, pela contração do diafragma. Manter os pulmões sem ar, confortavelmente.
Muito cuidado nestas duas últimas fases, o tempo sem ar nos pulmões não deve ser grande o suficiente a ponto de sentir falta de ar e ter que inspirar rapidamente.
Um bom exercício educativo para esta fase é fechar as narinas com os dedos da mão direita, manter a boca fechada e puxar o ar, como quisesse inspirar. Verá que as costelas se estendem com facilidade e o abdômen é sugado.
Quando sentir vontade de respirar, relaxe os ombros e o pescoço. Solte as costelas lentamente e deixe que o ar entre, naturalmente.
Assim temina uma rodada de Uddiyana.
A TÉCNICA COM OS PULMÕES CHEIOS
Essa técnica é feita durante a pausa respiratória com ar na prática do Pranayama (exercícios respiratório). Ver texto sobre Conceitos Gerais do Pranayama.
Inspirar profundamente
Realizar a pausa respiratória com ar, específica do Pranayama que está sendo praticado
Durante a pausa respiratória, estender ainda mais as costelas, que já estarão estendidas por causa da inspiração
Relaxar as costelas lentamente junto com uma expiração igualmente lenta e profunda.
De maneira geral, as duas técnicas devem ser feitas no máximo 3 vezes ao dia e com apenas 3 ciclos.
BENEFÍCIOS
Alonga a musculatura intercostais, grupo muscular que fica sobre e entre as costelas
Estabelece o equilibrio
Fortalece o diafragma
Tonifica e fortifica os músculos abdominais
Alivia a constipação
Aumenta a vitalidade
Estimula a circulação sanguínea, a função hepática e a digestão
Reduz o ritmo cardíaco e massageia o coração
Manipula as pressões internas, tanto positivas como negativas, que tonifica os órgãos internos, ajuda a descongestioná-los e estimula o funcionamento adequado.
CONTRAINDICAÇÃO
Pessoas que sofrem de sérios problemas circulatórios, cardíacos ou abdominais não devem realizar este exercício sem consultar um médico.
Nas nossas aulas regulares de Hatha Yoga praticamos Uddiyana Bandha e outros bandhas e mudras, além dos asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação.
Agende uma aula experimental gratuita e venha praticar com a gente.
Bibliografia: A Essência do Hatha Yoga – Alicia Souto e Pranayama - Swami Kuvalayananda




Comentários