top of page

Carta à Ucrânia


ree

Meu nome é Rosane Abude Eustáquio da Silva, sou brasileira com muito orgulho. Não sou nenhuma celebridade e nem figura pública. Sou uma cidadã brasileira, pagadora de impostos.


Quero afirmar a minha solidariedade ao povo da Ucrânia e compartilhar a minha indignação e perplexidade com este ataque covarde, imoral, ilegal e criminoso do exército Russo, no comando de Vladimir Putim. Compartilhar, também, a minha vergonha pelas declarações do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Podem ter certeza, que não refletem a opinião da grande maioria dos brasileiros. Somos um povo pacífico, trabalhador e sofrido, por estarmos há tantos anos vivendo as consequências da ação ou falta de ação de políticos brasileiros, sem nenhum compromisso de servir ao cidadão, pelo contrário, somos nós que os servimos, pagando os seus altos salários, penduricalhos e mordomias abusivas, em troca de nada.


Nenhum país tem o direito de invadir outro país, seja qual for o motivo. Se Putim se compadeceu com a situação dos separatista pró-Rússia da Ucrânia, que abrisse a fronteira da Rússia para esse grupo e o acolhesse. Putim está usando uma desculpa mentirosa para cometer crimes em massa contra todo o povo da Ucrânia, atacando alvos civis, prédios, residências, escolas, prédios públicos, matando crianças, mulheres, deficientes, idosos e civis. Além de ameaçar todo o planeta com uma arma atômica. Uma atrocidade humana que se assemelha às de Hitler ou pior. Alguém precisa parar esse criminoso e assassino e colocá-lo na cadeia por toda a sua vida.


Tenho certeza que a maioria do povo russo é contrário a esses crimes. E me solidarizo, também, com o sofrimento e a vergonha que devem estar sentindo.


Da mesma forma, nenhum país tem o direito de ter armas atômicas e, muito menos, apontá-las para outros países. Uma única bomba atômica disparada gerará sofrimento a todos os seres vivos, levando a destruição do nosso planeta, da nossa casa. A chave de acionamento de uma bomba de destruição dessa magnitude na mão de líderes autoritários e desumanos, como Putim, no oriente, Trump, no ocidente, e muitos outros é um perigo para toda a humanidade.


Vocês, líderes da ONU e da OTAN, deveriam ser os primeiros a fazerem um movimento de desarmamento em TODOS os países que possuem essa arma altamente letal.


Povo da Ucrânia e Presidente Zelensky, saibam que eu não apoio e luto contra todos os políticos autoritários e corruptos que apoiam governos, igualmente, autoritários e corruptos, a exemplo do ex-presidente do Brasil e ex-presidiário, Luiz Inácio Lula da Silva, que apoiou com o dinheiro dos sofridos brasileiros, os ditadores da Venezuela, de Cuba e de alguns países da África. E, para piorar mais ainda, agora assistimos perplexos o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apoiar o autoritário Trump, dos EUA, e Putim, da Rússia. Esses dois sujeitos, Lula e Bolsonaro, irão entrar para a história do Brasil como os piores malfeitores, que envergonharam a mim e a maioria dos cidadãos brasileiro e roubam a nossa chance de viver em um país mais próspero e justo.


ree

Enquanto eles vivem como marajás e rodeados de seguranças, os cidadãos brasileiros vivem em clima de guerra. Não existem bombas caído, literalmente, sobre as nossas cabeças, porém nossos indicadores sociais matam mais do que as guerras. Tememos pela morte de nossos filhos, pelos motivos mais banais possíveis, como por exemplo: roubo de um tênis ou celular. Dentre os piores indicadores estão:

1. 41 mil/ano pessoas são assassinadas por violência urbana

2. 11 mil/ano pessoas morrem por falta de saneamento urbano

3. 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave)

4. 153 mil mortes/ano são causadas pelo atendimento de má qualidade e 51 mil por falta de acesso a atendimento de saúde.


Presidente Zelensky, você tem a minha admiração. Tem se mostrado um homem corajoso, forte e um grande líder. Recusou a fuga, oferecida pelos EUA, para arriscar a sua vida pelo seu povo. Isso sim é um verdadeiro servidor público.

Peço imensas desculpas e rezo para que Deus proteja a todos vocês.


Convido todos os cidadãos do mundo a se manifestarem publicamente sobre o seu repúdio a esse ataque criminoso ao povo da Ucrânia, exigir o cessar fogo imediato e a prisão desse criminoso.


Comentários


bottom of page